top of page
IMG_2890.jpeg
IMG_3204.JPG
Brsão ARYAO.jpeg
Elebó EXU ARYAO.jpg
Festa das Sete Linhas da Umbanda ARYAO.heic

A ASSOCIAÇÃO

A FÉ

​Sentimento sublime e muito importante na nossa cultura Afro-Umbandista. Aprender a acreditar no SAGRADO em nossos Deuses e através da dança ritualisca homenagia-los.

FINALIDADE

– Trata-se de instituição filantrópica, com personalidade jurídica, de caráter religioso, destinada ao estudo e prática dos Cultos Afro-Brasileiros e do Ritual Litúrgico de Umbanda.
I. A prática da caridade, beneficência moral, espiritual e material.
II. Ao estudo e pesquisa do aspecto científico, filosófico e histórico da cultura afro brasileiro bem como sua difusão através de cursos, palestras e quaisquer formas possíveis que objetivem o resgate destas tradições de matriz africanas bem como: Nação, Umbanda e Quimbanda.

 

NAÇÃO CABINDA

 

A nação Cabinda, originária de Angola, adotou o panteão dos Orixás Iorubas,

embora estas divindades Bantus teriam como nome correto Inkince.

Os Inkinces são para os Bantus o mesmo que os Orixás para os Yorubás, e o mesmo que os Voduns são para os Jêjes. Não se trata da mesma divindade, cada Inkince, Orixá ou Vodum possui identidade própria e culturas totalmente distintas. A linguagem ritual originou-se predominantemente das línguas Kimbundo e Kikongo; são línguas muito parecidas e ainda utilizadas atualmente. O Kimbundo é o segundo idioma nacional em Angola. O Kikongo, provém do Congo, sendo também falado em Angola.

Aqui no Rio Grande do Sul a raiz forte da Cabinda foi o Sr. Valdemar Antonio dos Santos, filho do Orixá Xangô Kamucá Baruálofina; e uma de suas descendentes foi a Sra. Madalena de Oxum, que se destacou grandiosamente dentro desta nação.

Outros que se iniciaram pelas mãos de Valdemar de Xangô, e alguns, com sua morte passaram para as mãos de Mãe Madalena de Oxum.

 

AQUI SEGUE MINHA ARVORE RELIGIOSA

NAÇÃO CABINDA

 

*Gulúlú de Sangò Agodô Kamuká

*Valdemar de Sangò Agodô Kamuka Barualofina

*Madalena de Osun Ypondá

*Tati de Esù Lonã

*Romário de Osalá Obocum

*Luizinho de Osun Docô

*Gelson de Esú Lodê(Ijexá)

*Airton de Osun Admun (Cabinda/Ijexá)

*Juliano de Osun Ypondá (Cabinda/Ijexá)

 

Homenagem a Umbanda ARYAO.heic

UMBANDA

Umbanda é uma religião brasileira formada através de elementos de outras religiões como o catolicismo ou espiritismo juntando ainda elementos da cultura africana e indígena.

A palavra é derivada de “u´mbana”, um termo que significa “curandeiro” na língua banta falada na Angola, o quimbundo. A umbanda tem origem nas senzalas em reuniões onde os escravos vindos da África louvavam os seus deuses através de danças e cânticos e incorporavam espíritos.

QUIMBANDA

A Quimbanda trabalha mais diretamente com os exus e pomba giras, também chamados de povos de rua, de uma forma que não é trabalhada na Umbanda. Estas entidades, de acordo com a cosmologia umbandista, manipulam forças negativas, o que não significa que sejam malignos. Geralmente estão presentes em lugares onde possam haver kiumbas, obsessores, também conhecidos como espíritos atrasados. Os Exus e Pombagiras trabalham basicamente para o desenvolvimento espiritual das pessoas, com o intuito de evolução espiritual, além de proteção de seu médium. Como são as entidades mais próximas à faixa vibratória dos encarnados, apresentam muitas semelhanças com os humanos.

FESTAS

​Dentro do que foi falado até a qui, na Associação realizam-se sessões e festas voltadas para a cultura de matriz africana, desntre elas a Nação Cabinda: onde realizamos batuques duas veses ao ano com entrada livre para toda comunidade, para que possam conhecer nossa cultura, Umbanda e Quimbanda: realizamos sesões quinzenais onde essa cultura também é pasada para toda a comunidade, ou seja, para aqueles que se entereçam em conhecer nossa cultura.

Venham conhecer nossa cultura e torne-se um associado!

Compre nossos produtos e ajude a manter nossa associação!

bottom of page